“300” e a estética Playstation no Cinema contemporâneo
Rodrigo Carreiro
Mestre em Comunicação pela UFPE e professor do curso de Jornalismo das Faculdades Integradas Barros Melo – Aeso
Resumo: Tomando como exemplo o filme “300”, de Zack Snyder, este artigo analisa a crescente influência da estética e da linguagem narrativa dos videogames nos filmes contemporâneos produzidos nos estúdios de Hollywood. A gradual substituição do modelo narrativo clássico do Cinema – a divisão em três atos – por uma nova fórmula de narração vem gerando uma nova estética, que chamamos de Estética Playstation, em substituição à chamada Estética MTV, baseada em cortes rápidos, que vigorava em filmes de ação desde a década de 1980.
Palavras-chave: Cinema; Videogame; Cultura Pós-moderna; MTV.
Abstract: Taking the movie “300”, by Zack Snyder, as an example, this issue tries to analyze the growing influence of the aesthetics and narrative components of videogames, in contemporary movies produced by Hollywood Studios. The gradual substitution of the classical narrative model from Cinema – the three-act division – by a new narrative formula has conceiving a new aesthetics, which we call Playstation Aesthetics. It substitutes the so called MTV Aesthetics, based in accelerated editing, which was predominant in action movies since the 1980’s.
Keywords: Movies; Videogame; Post-modern Culture; MTV.
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