EDITORIAL

É com muito prazer e orgulho que a Faculdade Osman Lins – FACOL vem apresentar à comunidade acadêmica mais um número da revista Gestus, com a qual pretende estimular e divulgar a produção científica não apenas de seu corpo docente como, também, de professores e pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.

Neste número, trazemos artigos que refletem a grande diversidade de pesquisas oriundas de diferentes áreas de conhecimento, além de uma entrevista exclusiva com Antonio Carlos Secchin, membro da Academia Brasileira de Letras e reconhecidamente um dos mais importantes críticos literários do país, a quem, de antemão, agradecemos pela presteza.

Da FACOL, trazemos vários artigos. Ana Paula C. Luna de Andrade estuda a relação Teoria e Prática do coordenador pedagógico destinado à Educação Infantil e Ensino Fundamental. Fernando Gomes de Andrade defende a existência de direitos originários a prestações, auto-aplicáveis e diretamente retirados do texto constitucional sem intermediação legislativa infraconstitucional conforme o artigo 5º, parágrafo 1º da CF/88. Renato Queiroz aborda as relações afetivas entre pais e filhos. Marilene Lins Figueirôa escreve a respeito do lúdico como elemento fundamental no processo de apropriação do conhecimento. Tiago Maranhão fala sobre o pensamento da elite recifense e as influências das teorias racistas européias do século XIX, relacionando-os ao futebol. Luiz Albérico Barbosa Falcão e Maici Duarte Leite mostram uma análise e apresentação de intervenções já efetivadas que comprovam o processo de construção político-pedagógica do conhecimento no ensino da LIBRAS para ouvintes nos diversos cursos de graduação.

De outras instituições, temos a participação de Rodrigo Carreiro, em cujo artigo analisa a crescente influência da estética e da linguagem narrativa dos videogames nos filmes contemporâneos produzidos nos estúdios de Hollywood, e de Adriana Santana, que aborda as relações entre jornais e assessorias de imprensa.

A diversidade dos artigos se explica, a nosso ver, pela eminente importância de as mais diversas disciplinas se intercomunicarem, com vistas a explicar com mair propriedade os problemas da sociedade contemporânea.


Diego Raphael Carreiro