A noite desta quinta-feira (14) foi marcada por homenagens na Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão. Em sessão solene realizada no plenário da Casa Diogo de Braga, a Faculdade Osman da Costa Lins (FACOL), o Sistema Educacional Radar e o fundador, Paulo Roberto Leite de Arruda, receberam as comendas Osman Lins e Mariana Amália, respectivamente, pelos relevantes serviços prestados em prol da educação e do município.

A homenagem foi proposta pelo vereador Geraldo Filho (PR), que presidiu a reunião. “Nós estamos homenageando duas instituições e uma pessoa que tem serviços prestados em Vitória de Santo Antão, principalmente no campo educacional”, enfatizou o parlamentar.

No plenário, professores, universitários e representantes da sociedade civil acompanharam os momentos marcantes do evento. Além de vereadores, entre as autoridades que marcaram presença, estavam o ex-prefeito Elias Lira (PSD), o presidente da OAB/PE Vitória, Washington Amorim, e o ex-vereador Geraldo Enfermeiro.

Em discurso marcado pela emoção, Paulo Roberto agradeceu a condecoração. “É satisfatório quando a gente tem a oportunidade de receber uma homenagem dessas pelo reconhecimento de nosso trabalho. Estou muito grato em receber uma comenda denominada Mariana Amália. Esse é um título que, não desmerecendo qualquer outro, tem sua grande importância”, disse.

“É a sensação de dever cumprido. E a maior satisfação, o reconhecimento da nossa sociedade que estamos desenvolvendo um bom trabalho”, destacou Túlio Albuquerque, diretor-presidente da FACOL. Para Neildo David, diretor do RADAR, o recebimento da comenda é reconhecimento ao trabalho iniciado há mais de três décadas. “É muito importante pra gente que faz educação em Vitória de Santo Antão receber uma homenagem como esta. A gente tá muito feliz por essa homenagem”, enfatizou.

HISTÓRICO – Fundado em 1983, por um grupo de jovens professores, o Radar surgiu inicialmente como curso preparatório para o vestibular, a partir da carência que os estudantes da época sentiam de preparar-se com mais afinco. Em 1986, implantou os ensinos Fundamental e Médio que levou o curso RADAR a ser instituído como sistema educacional. Mais tarde, em 1999, foi constituída a Associação Vitoriense de Educação Ciência e Cultura (AVEC), mantenedora da FACOL – Faculdade Osman Lins. Em junho de 2001, a FACOL iniciou suas atividades. Hoje, a instituição oferece os cursos de graduação nas áreas de Humanas, Exatas e Saúde.

Fundador da FACOL e do RADAR, Paulo Roberto Leite de Arruda, além da área educacional, também possui destaque em outras áreas. Desportista de coração, fundou e foi presidente do Vitória de Santo Antão – Associação Acadêmica e Desportiva. Na comunicação, fundou a Rádio Tabocas FM. Na política, foi vice-prefeito de Vitória e secretário de Cultura, Turismo e Esporte.