Estrutura Organizacional

A FACOL tem sua estrutura organizacional composta pelo Conselho Superior; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; Colegiado de Cursos de Graduação e do Instituto Superior de Educação, todos como órgãos deliberativos e normativos, sendo a Diretoria, a Coordenação de Cursos e a Coordenação do Instituto Superior de Educação, como órgãos executivos.

A Instituição tem em sua instância superior, alocada em sua direção, o seu Diretor-Presidente, Dr. Paulo Roberto de Arruda, que faz repousar sobre o corpo docente uma importância e responsabilidade significativa nas decisões de natureza didático-pedagógica, assim como na área administrativa, fazendo-lhe ter representação deliberativa na composição do conselho superior – CONSU, na perspectiva de tornar coerentes as decisões que envolvem a vida acadêmica da FACOL.

A FACOL tem uma estrutura organizacional simples de forma a facilitar a comunicação administrativa e a funcionalidade operacional, principalmente entre a diretoria e as coordenações dos cursos, entre essas e o público acadêmico. O organograma e as atribuições dos órgãos colegiados, dos setores administrativos e das coordenações dos cursos constamem seu Regimento Geral, assim como seus órgãos deliberativos, que são:

I – Diretoria;

II – Conselho Superior (CONSU);

III – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE);

IV – Coordenadoria de Curso.

O Instituto Superior de Educação – ISE Professor José Aragão é uma unidade acadêmica da Faculdade Osman da Costa Lins responsável por articular a formação, execução e avaliação do projeto institucional de formação de professores, de modo que as Licenciaturas possuam identidade filosófica e pedagógica capazes de traduzir os projetos pedagógicos em efetiva formação de educadores com sólida formação profissional e embasamento humanista e cultural para uma ação crítica e responsável no cenário educacional brasileiro.

O Núcleo Docente Estruturante- NDE do Curso é órgão de coordenação didática, destinado a elaborar e implantar a política de ensino, pesquisa e extensão e acompanhar a sua execução, ressalvada a competência dos Conselhos Superiores, possuindo caráter deliberativo e normativo em sua esfera de decisão.

A estrutura é composta de uma esfera colegiada de deliberação e uma linha executiva de gestão, onde se incluem o Conselho Superior e os Colegiados de Cursos para atuarem de forma colegiada e têm ainda como gestores uma Diretoria, uma Coordenação Acadêmica, as Coordenações de Cursos, uma Coordenação de Pós-graduação e uma Coordenação de Pesquisa e Extensão.

As atividades de controle acadêmico são desenvolvidas pela Secretaria Acadêmica, que dispõe de servidores técnico-administrativos que atendem às atividades de controle acadêmico.

A FACOL adota como princípio institucional, a administração participativa e democrática, prevista inclusive no Regimento Interno de sua Mantenedora (AVEC), considerando que prevê a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica, nas mais diversas esferas hierárquicas.

Diretor Geral: Túlio Albuquerque Duarte

Diretor Pedagógico: Péricles Austregésilo Tavares Filho

Diretora Financeira: Raissa Roberta de Deus e Mello Albuquerque de Arruda

Coordenadora Geral Acadêmica: Nancy Farias Martins Leite

Bibliotecária: Taciana Feijó da Silva

Assistente Social: Ângela Fernanda Barbosa Costa

Diretora de Marketing: Ana Paula Bezerra e Silva

Diretor de Recursos Humanos: Wellington do Carmo Melo

Gestor de Tecnologia da Informação: Tarcísio José Rolim Filho

Conselho Superior – CONSU

Órgão colegiado e instância máxima da Administração, definindo-se, fundamentalmente, por seu caráter deliberativo sobre a política e as diretrizes para o ensino, a pesquisa e a extensão, e sobre as ações administrativas e acadêmicas, necessárias ao seu desenvolvimento.

É constituído por: Diretor Geral (Presidente); Diretor Acadêmico; Diretor Administrativo e Financeiro; Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão; Coordenadores dos Cursos; três representantes do corpo docente; um representante do corpo discente; um representante do corpo técnico-administrativo; um representante da Mantenedora.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPE.

Órgão especializado, com funções de normatizar, assessorar e deliberar em assuntos de ensino, pesquisa e extensão.

É constituído dos seguintes membros: Diretor Geral (Presidente); Diretor Acadêmico; Diretor Administrativo e Financeiro; Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão;; Coordenadores dos Cursos; Coordenador da Pós-Graduação; Coordenador da Comissão Própria de Avaliação; Coordenador Pedagógico; um representante do corpo docente de cada curso; um representante do corpo discente; um representante do corpo técnico-administrativo.

Coordenações de Curso

Responsáveis pela execução, pelo acompanhamento e pela supervisão do projeto pedagógico de cada curso, sendo que a qualidade dele está diretamente relacionada à atuação do coordenador. As reclamações e/ou sugestões relacionadas ao curso devem ser encaminhadas ao representante de turma, e este deve se reportar à coordenação nos horários estipulados para o atendimento ao estudante.

COORDENAÇÕES ACADÊMICAS DA FACOL:

1. BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Profº. Rafael Anderson P. da Silva

2. BACHARELADO EM DIREITO

Profº DRº Carmelo Souza da Silva e Drª Paula Latache de Vasconcelos

3. BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Prof. Amadeu Sá de Campos Filho

4. LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Prof. Cristiano Dornelas de Andrade

5. BACHARELADO EM TURISMO

Profº.Flávio Nunes de Araújo Maia

6. CURSO DE ENFERMAGEM

Profª.Carmela Lila Esposito de Alencar Fernandes

7. CURSO DE GASTRONOMIA e GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Profº.Flávio Nunes de Araújo Maia

8. CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Profº.Moisés Bonifácio Alves Ferreira Filho

09. CURSO DE FISIOTERAPIA

Profª.Vanessa Pimentel Santos e Iza Paula de Deus e Melo Albuquerque Arruda

10. CURSO DE ODONTOLOGIA

Profº. Carlos Henrique Ribeiro Pereira

11. CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Profº. Marcelo Luiz Gonçalves de Freitas

12. CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Profº. Sebastião Alves de Aquino

COLEGIADO DE CURSO

Cada curso da FACOL conta com um colegiado, que tem a responsabilidade de coordenar, acompanhar e avaliar o projeto pedagógico, articulando atividades, planos, programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do respectivo curso. É um órgão técnico de coordenação, assessoramento e deliberação em matéria didático-científica.

O Colegiado de cada curso está assim constituído: Coordenador de Curso (Presidente); professores representantes do corpo docente do respectivo curso; um representante discente.

NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE- NDE

É o órgão consultivo responsável pela coordenação do trabalho coletivo de criação e implantação e pela consolidação do Projeto Pedagógico de cada curso de graduação, respondendo diretamente por estas ações por um período de quatro anos, cabendo recondução.

O Núcleo Docente Estruturante é constituído pelo Coordenador do Curso, como seu presidente; e pelo menos 20% (vinte por cento) do corpo docente.

NÚCLEO DE APOIO AO ESTUDANTE- NAE

O NAE foi idealizado com o objetivo de proporcionar atendimento a seus alunos, que estabeleçam relação direta ou indireta com os alunos, professores e coordenadores, funcionando como agente facilitador e integrador dessas relações, promovendo a adaptação, a integração e a satisfação dos alunos com a instituição, contribuindo, deste modo para a formação e para o exercício profissional.

ASSESSORIA PSICOLOGICA

Prof. Renato Queiroz